A minha teoria consiste no seguinte: o Lucilio é daltónico o que o levou a 4 erros fatais.
Descrição de um daltónico:
- "Uma pessoa daltónica não distingue a cor vermelha da cor verde, enxergando ambas como tons de cinza. Diz-se que ela tem "cegueira para as cores verde e vermelha". Esta é a forma mais comum da doença, chamada de deuteranomalia, que ocorre quando a pessoa confunde o verde com as outras tonalidades..."
Ora o que se passou foi o seguinte:
O Lucilio para não ser influenciado achou por bem não saber as equipas que iriam disputar a final da Taça da Treta - 1º erro.
Depois deduziu que seriam o Zbórdem (porque quem chora, acaba sempre por mamar e tb porque a agremiação lampioa tinha dito que não iria participar em competições pouco transparentes e sem verdade desportiva, tudo o que esta Taça é...) e o FCP (que seria o natural finalista porque é a equipa nacional mais forte e competente do panorama nacional) - 2º erro.
Ao entrar em campo, olhou em volta e como é daltónico, deduziu que o Zbordém jogava com o equipamento de uma só cor e o FCP jogaria com as tradicionais riscas azuis e brancas - 3º erro.
Depois de 75 minutos convencido que o Zbordém estaria em desvantagem, lá saiu a ajuda da ordem ao Zbordém, na onda do cão da experiência de Pavlov - 4º erro.
Lucilio apenas tomou consciência do equivoco, quando o bandeirinha (porque para mim serão sempre bandeirinhas) lhe perguntou o que é que ele estava a fazer, durante aquela famosa conversa dos 45 segundos?
- Que estás a fazer, pá? - pergunta o bandeirinha.
- Tou a empatar o jogo para o Zbordém, pá! És cego... - Lucilio
- Hããã? Tás bebado ou quê? Marcaste penalte contra o Zbordém... - Bandeirinha.
- Atão mas os gajos de risca não são o Porto, pá? - Lucilio
- O Porto?! Esses tipos não quiseram nada com esta porcaria. - Bandeirinha
- Tás a gozar!!! Não estás? Pelo amor de Deus, diz que sim... - Lucilio
A expressão desesperada de Lucilio após a conversa com o bandeirinha revela o seu estado de alma no momento...tinha cometido o pecado mortal de, e segundo o Paulo Bento, ter gamado o Zbordém.
Depois de saber a verdadeira história do que se passou, entendi perfeitamente o pedido de desculpas aos adeptos do FCP...é que confundir o FCP com a agremiação dos Calimeros, é mesmo caso para se pedirem desculpas...
Sem comentários:
Enviar um comentário